segunda-feira, 8 de junho de 2009

A EDUCAÇÃO DA DIREITA

Ser de direita ,é reger a vida por valores que dignificam o homem .Valores como a honra e dignidade,trabalho e empreendorismo,família e amor ao próximo,nação e orgulho,norteiam-nos a cada passo da nossa existência.Somos nós que construimos o caminho que queremos trilhar ao longo das nossas vidas.São as nossas opções que tomamos como certas que nos vão orientar e nos servirão de padrão de referência nas nossas lutas intimas, entre o que achamos bem ou mal,certo ou errado.Ao longo da vida somos postos e expostos a inumeras situações perante as quais temos de decidir o que achamos melhor.Como vivemos em comunidade,as nossas opções têem reflexo directo não só nas nossas vidas bem como nas da nossa sociedade mais próxima.Ao toma-las temos que assumir a responsabilidade das mesmas.É a isto que eu chamo de liberdade.Falta um valor que premeditadamente deixei para ultimo,considerando-o o mais importante e o basilar deles todos.A educação.Sem educação não somos livres.Somos tudo menos livres.Estamos à mercê de todas as provações e provocações sem sabermos, por um lado o significado,e por outro,encontrar as respostas mais adequadas para as mesmas.Somos uns viajantes sem rumo e sem destino.É na educação que se alicerçam todos os valores necessarios para que a vida tenha sentido e significado.Sem educação não temos razão.Mas,para termos educação temos que ter uma familia que nos eduque e nem sempre a capacidade biológica para gerar filhos garante a capacidade para educá-los.A educação é como a agricultura:temos terra virgem,poços de irrigação,nós somos uma árvore para plantar ,uma vinha não podada.Se a tarefa fôr bem feita de certeza que criamos as condições para termos bons frutos. Temos que ter bons educadores,boas familias para termos bons filhos que no futuro vão ser bons educadores e vão fazer boas famílias .É necessário que o círculo seja forte para que perdure no tempo.É neste sentido que o homem deve orientar as suas escolhas .Assim as sociedades serão mais competentes ,justas ,equilibradas e verdadeiramente livres.

1 comentário:

  1. A cultura, as tradições, são feitas passar essencialmente pelo bem-poético, como eu lhe chamo, e assim tem sido ao longo dos tempos por mais mãos à palmatória que tenham existido. O “capital” desse bem é a inspiração.

    “Educação de Direita”, e falta dizer educação em que sentido. Como a maior parte de propaganda de direita, o texto mostra conceitos que fascinam os perdidos num mundo perdido, não os pondo todavia em prática ou nem sequer os conhecendo.

    Uma falácia encontra-se neste artigo, que se baseia em dois temas:
    A Liberdade, A Educação (educar + acção, teoria e a prática dessa teoria). É claro que parte da liberdade está em saber tomar decisões conscientemente, para tal, necessita-se de informação e de inteligência. Para adquirir informação é necessária uma mente aberta, vulneravel, para adquirir inteligência um raciocinio forte, uma boa resolução das equações relacionadas com os limites e uma limpidez incorruptivel posta em prática. Nenhuma destas coisas vai de encontro ao que o artigo menciona, nem da forma como o menciona. O mesmo será dizer que o macaco amestrado é o macaco livre. A educação do homem integro e inteiro provem da liberdade, a liberdade do homem escravo provem da educação imposta.

    A cultura provém das liberdades, e toda a educação sã se baseia nesse ideal, uma cultura proveniente das opressões (e por opressão não a igualizo a esse bem que é a disciplina) é uma cultura indesejada.

    ResponderEliminar